segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cenouras

A cenoura silvestre (Daucus carota), tal como cresce em solos pobres, à beira dos caminhos e nas entulheiras, não desempenha nenhum papel na alimentação nem na medicina. Pelo contrário, a cenoura cultivada (Daucus carota varsativa), de tubérculo grosso e polposo, é com toda a razão muito popular.
Composição e Propriedades -- Não é muito sabido que as cenouras não só conferem valores nutritivos, mas também têm uni valioso teor em vitaminas, minerais e oligoelementos.

A sua melhor característica parece ser o seu elevado teor em caroteno, a provitamina A, ao passo que a vitamina A já formada figura em pequena quantidade. É também abundante o seu teor em fatores do grupo da vitamina B. Só em doses reduzidas é que figura a vitamina C. Quanto a minerais e a oligoelementos, quase sempre na forma dos seus respectivos sais, provou-se a presença de magnésio, ferro, cálcio, potássio, fósforo, arsênico, níquel, cobre, lodo manganês, salientando-se pela sua quantidade os sais de potássio e de fósforo.

Decisiva para uma série de efeitos especiais da cenoura é, finalmente, a presença de óleos essenciais e pectina, uma matéria que, como a pectina da maçã, fomenta a formação de gelatina.

100 g de cenoura contêm de 1,8 a 7,2 mg de caroteno. A cocção, a exposição ao vapor de água e o sistema de conserva não influem praticamente no teor do caroteno e da vitamina A. O caroteno transforma-se no organismo, e especialmente no fígado em vitamina A (uma molécula de caroteno dá lugar a duas moléculas de vitamina A).

O aproveitamento do caroteno tia alimentação vegetal calcula-se em 50%, embora os dados a este respeito sejam muito variados.

A riqueza especial em sais potássicos leva a um efeito diurético rapidíssimo e os óleos essenciais são a origem das características vermífugas.

A Cenoura, Fonte de Vitamina A -- Diz-se freqüentemente que a nossa alimentação habitual é suficiente para obter quantidades suficientes de vitamina A, tanto para as crianças como para os adultos, porque contém leite, manteiga, gema de ovo, hortaliças, cenouras e alfaces, na sua forma final ou como caroteno.

Mas, pelo contrário, dá-se o fato de multas crianças raquíticas, escrofulosas ou tuberculosas e outras com deficiências menos graves necessitarem de vitamina A.

Numerosas investigações têm demonstrado que precisamente as crianças necessitam de muito tempo para ver na escuridão, isto é, mostram dificuldades de acomodação, o que sabemos ser um indício de pobreza em vitamina A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário