segunda-feira, 4 de julho de 2011

ouve chinesa
(Brassica pekinensis e Brassica chinensis)

A couve chinesa é uma hortaliça originaria da China, conhecida e cultivada nessa região há muito tempo. Foi introduzida no Brasil no inicio do século passado. Na região Centro-Sul, sobretudo nas feiras e mercados de São Paulo e Rio de Janeiro, algumas variedades são vendidas erroneamente sob o nome de “acelga”.

Cultivo de couve chinesa
A couve chinesa pertence à família das Crucíferas, juntamente com as couves, repolho, nabo, brócolis, rabanetes, rúcula e agrião, entre outras. Cresce entre 30 e 40 centímetros de altura, com folhas enrugadas, ovais e compridas, que formam uma “cabeça”. As folhas externas são mais escuras, as internas são de verde bem claro e mostram uma suculenta nervura central de cor branco-amarelada.
USOS E PROPRIEDADES

A couve chinesa é rica em vitamina A, B e C. é eficaz contra os cálculos de vesícula e suas folhas, em forma de cataplasma, podem ser usadas contra hemorróidas, feridas e furúnculos. Rica em fibras, estimula o bom funcionamento do intestino. Tem poucas calorias e quase nenhuma gordura, sendo muito adequada para regimes de emagrecimento. Seu teor de vitamina C, importante para evitar infecções, só pode ser considerado se a hortaliça for consumida crua, pois com o cozimento, parte dela se perde. Contém ainda niacina, que evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

ÉPOCA

A couve chinesa ou acelga é uma hortaliça de inverno e gosta de temperaturas amenas e frias, entre 15 e 20º C.

AO COMPRAR

Ao comprar uma couve chinesa, observe se as folhas estão claras e viçosas. Quando passada, as folhas ficam murchas e caídas. Ela se assemelha a um repolho alongado, e os talos brancos largos que ficam no meio de cada folha devem estar claros. Como as folhas e talos são quebradiços, escurecem e oxidam rapidamente quando danificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário